A1 - Estudos preliminares

Levantamento dos elementos que definem o estado da arte das tecnologias e soluções correntemente usadas nos subsistemas em foco neste projeto - painéis laterais, painéis de tetos, estruturas das bagageiras e condutas de ar condicionado - e todas as possíveis integrações entre estes diferentes subsistemas do interior do comboio.

A2 - Conceção

Design de novos conceitos para o interior do comboio e seu pré-dimensionamento, incluindo os subsistemas - painéis laterais/janelas, painéis de teto e integração de condutas de ar condicionado, bagageiras entre outros subsistemas.

A3 - Desenvolvimento

Modelação tridimensional CAD dos vários subsistemas para se alcançar uma imagem virtual do conceito de design selecionado. A integração total de todos os componentes no modelo tridimensional permitirá proceder a uma avaliação preliminar das componentes estética, funcionalidade, integração física, acesso, manutenção e consideração dos principais processos produtivos. Com o modelo gerado será realizada a análise estrutural, a simulação do comportamento acústico, higrotérmico e termodinâmico, será feito o desenvolvimento dos sistemas elétricos e de iluminação assim como os sistemas eletrónico e de software.

A4 - Abordagem produtiva e prototipagem

Com base no modelo tridimensional, detalhado em componentes principais será realizado o estudo dos processos de fabrico dos diferentes componentes e da montagem de cada subsistema. Os detalhes para fabricação do protótipo final serão realizados nesta tarefa assim como a fabricação de protótipos demonstradores do produto final.

A5 - Ensaios de verificação e validação

Nesta tarefa serão feitas todas as ações de controlo da qualidade dos protótipos produzidos, verificando nomeadamente aspetos dimensionais gerais e de acabamento, bem como aspetos funcionais diversos - interação com o passageiro, integração física entre subsistemas, etc.

A6 - Promoção e Divulgação

Definição da imagem do projeto - criação de logótipo - e preparação de todo o material de divulgação para comunicação interna e externa do projeto. Esta atividade prevê a participação do projeto em feiras e conferências do setor ferroviário e publicações em revistas da especialidade.

A7 - Gestão Técnica

Coordenação do consórcio e controlo do projeto.